segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Seção bibliografia virtual

Nessa postagem, vamos mostrar dois sites que mostram, de uma forma geral, as línguas indígenas no Brasil.

O primeiro site (clique aqui) é um programa do Museu do Índio (DF) com apoio do governo federal que visa o registro e a documentação para proteger, reforçar e revitalizar as muitas línguas e culturas indígenas existentes no território brasileiro. Os produtos resultantes reúnem registros audiovisuais, acervos tratados e digitalizados, dicionários, gramáticas, materiais de divulgação como vídeos, CDs e DVDs, entre outros trabalhos produzidos durante os projetos. Seus conteúdos são validados e qualificados por mestres e especialistas de cada comunidade para uso em escolas e centros de documentação nas terras indígenas.

http://prodoc.museudoindio.gov.br/


O segundo site (clique aqui) é mais para curiosidades das comunidades indígenas. Especializado no estudo do mundo indígena, o professor Bessa criou um espaço de crônicas,onde diariamente aparece um texto, pesquisa sobre a diversidade e situação indígena no Brasil.

http://www.taquiprati.com.br/index.php

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Homenagem a quem entende do assunto...

Esse post não é apenas sobre línguas indígenas, mas também sobre um atuante na causa linguística dos índios. Deixamos aqui uma singela homenagem ao professor Aryon Rodrigues. Graduado em 1950 em Letras Clássicas pela UFPR e doutorado pela Universitat Hamburg em 1959, ele ensinava e pequisava no Laboratório de Línguas Indígenas da Universidade de Brasília, sem ônus para esta, da qual era professor emérito e doutor honoris causa. Foi Professor honoris causa da Universidade Federal do Paraná e membro honorário da Linguistic Society of America (LSA) e da Society for the Sutudy of the Indigenous Languages of the Americas (SSILA). Foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Ele, em nossa opinião, era o principal atuante em pesquisas de línguas indígenas no país. Aryon Rodrigues faleceu em abril deste ano.

O vídeo a seguir é um programa do professor Aryon falando do dia dos indios. Vale a pena assistir!